Blog da Blu!

Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2025? E quem não precisa fazer a declaração?

Renda anual acima de R$ 30.639,90, rendimentos acima de R$ 200 mil e mais. Estas são algumas das regras que obrigam uma pessoa a declarar Imposto de Renda em 2025.

A declaração do Imposto de Renda é o momento de acerto de contas entre os cidadãos e a Receita Federal. Mas quem precisa declarar o Imposto de Renda 2025? E quem não precisa declarar? 

As pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda informam à Receita o quanto ganharam e gastaram ao longo do ano anterior, e o quanto já pagaram de imposto. Aí a Receita calcula se elas ainda precisam pagar alguma coisa ou se têm que receber uma restituição por ter pagado imposto a mais.

A seguir, confira as regras do Imposto de Renda que fazem você ser obrigado a entregar a declaração do IR em 2025.

Atenção: as informações abaixo são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.


Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025 são os contribuintes que se encaixam em um dos critérios a seguir.

Importante reforçar que você não precisa cumprir todos os critérios para ser obrigado a declarar. Basta um para precisar declarar o Imposto de Renda. 

Além disso, lembre-se de que declarar o Imposto de Renda não é sinônimo de pagar Imposto de Renda. Você paga o IR ao longo do ano, por meio do desconto no seu salário e nos rendimentos dos seus investimentos, por exemplo. Quando você declara, a Receita quer entender se você pagou o imposto que tinha que pagar, se pagou a mais ou a menos. 

Os contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda 2025 são:


Em alguns casos, a obrigatoriedade da declaração do IR é dispensada. Saiba quem não precisa declarar o Imposto de Renda 2025:

Lembrando que, mesmo quem não precisa declarar o Imposto de Renda 2025, pode enviar a declaração de IR, desde que não conste em outra declaração como dependente. Uma pessoa que não é obrigada, mas teve imposto sobre a renda retido na fonte, por exemplo, pode enviar a declaração para obter a sua restituição, caso tenha direito a ela.

E se você é cliente do Nubank, pode indicar a Conta do Nu na declaração para receber a restituição. A Conta do Nubank tem N possibilidades para a sua restituição: você pode investir os valores em uma das opções do portfólio de investimentos, guardar o dinheiro em uma Caixinha de acordo com as suas metas ou até pagar as contas que você cadastrou no Assistente de pagamentos. Você também pode usar a sua restituição para antecipar um sonho de consumo, com as vantagens de comprar no Shopping do Nubank.

Atenção: as informações deste texto são um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe para auxiliar na sua declaração. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Acesse sua conta:

Enviar mensagem
1
Olá! Como Podemos ajudá-lo?